segunda-feira, 13 de abril de 2009

APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃओ
O braço principal da informática é o computador. Não se concebe uma empresa, por menor que seja, sem um computador. O computador é um funcionário tão importante na empresa como um executivo, um vendedor, um cobrador; e tem a vantagem de poder ocupar qualquer uma dessas vagas. E em tudo isso a informática é preciso.
Praticamente tudo o que se pode imaginar fazer uma empresa, é necessário um computador em algum momento. Se a empresa vende um determinado produto, precisa do computador para verificar - mais rapidamente - a disponibilidade de estoque, o prazo da entrega, modelos existentes, etc. Na hora da cobrança também ele se faz necessário na emissão do boleto, controle de devedores...
Para o executivo, saber informática – e todas as suas ferramentas – é importante para auxiliar na exposição de um novo produto, na apresentação de relatórios, na elaboração de reuniões, e mais.
Tudo o que se pensa fazer hoje sem a informática seria bem mais complicado. Então, a informática é um importante facilitador da Administração que é uma área tão dinâmica.
COMENTÁRIO DO TEXTO E-LEARNING, DE PETER DRUCKER

E-Learning é, na verdade, o ensino à distância. Para O Pai da Administração Contemporânea é mais que isso: é o aprimoramento contínuo das capacidades do ser humano.
Em seu texto Peter Drucker fala da importância desse aprimoramento constante. Os grandes Executivos, principalmente acima dos 40 anos (que formam a grande maioria dos adeptos desse tipo de ensino) precisam reciclar seus conhecimentos, mas não têm tempo para frequentar um curso regular. Então, o E-Learning vem se apresentando como uma ajuda importantíssima nesse mundo de constantes transformações, onde as informações de hoje estão obsoletas amanhã.
Além do mais, o custo é bem menor tanto para o aluno quanto para a instituição, se comparado ao custo com o ensino tradicional. E o aproveitamento pode ser bem melhor, uma vez que se pode obter um professor para cada aluno no momento que o aluno quiser.
Para Drucker, três fatores vêm sendo determinantes para o sucesso do E-Learning: tempo, custo e flexibilidade de conhecimento (o aluno pode rever o conteúdo quantas vezes quiser).

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ADMINISTRADORES DE EMPRESAS

Você já imaginou, nos tempos atuais, um Administrador sem um computador, sem o controle lógico de sua empresa, sem acesso aos sistemas? Eu não consigo imaginar que isso seja possível. Aliás, até é possível, mas uma empresa administrada por esse Administrador com certeza não durará muito tempo.
Um bom administrador precisa ter conhecimento básico de informática, pois ele terá que manter um controle permanente das informações, do fluxo de serviços, das estatísticas, dos processos, do pessoal, etc. – e em tudo isso ele será auxiliado pelo uso do computador e, portanto, terá que ter noções de informática.
A informática o auxiliará, também, na tomada de decisões, na escolha de programas que melhor se adequarão às necessidades de sua empresa, e saber informática evitará que ele seja enganado, ou tenha custos desnecessários.
E como a lei das organizações é trabalhar com baixo custo e de forma eficiente e eficaz, a informática será um ótimo auxílio, caso seja bem empregada na empresa.
UTILIDADES E IMPORTÂNCIA DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE MODERNA

O computador está tão presente nos lares que sua utilidade e importância chegam a lembrar a febre nos lares na década de 50, quando surgiu a televisão – todo mundo queria uma.
Nos dias atuais, a utilidade e importância do computador se confundem muito com a utilidade e importância da Internet, visto que um sem outro pouco, ou nada valem.
Mas, de onde vem tanta importância...
Por meio do computador, e claro utilizando em conjunto a Internet, temos acesso a uma gama de informações que há tempos atrás não conseguiam cruzar as fronteiras físicas de uma cidade, e hoje, atravessa os continentes em questão de minuto.
Tudo o que fazemos hoje, sem o computador se torna tão difícil e penoso. Não lembramos que outrora conseguíamos sobreviver, mesmo que mal, sem ele. Nas empresas tudo é processado por meio do computador. Os robôs das grandes montadoras são controlados pelo computador, ou seja, nossa produção – que exige tanta competitividade – depende dele. Até robô que opera à distância já inventaram. O robô é controlado pelo computador e guiado pelo médico. Mas nós já sabemos que dentro em breve o médico não será mais necessário. Bastará o computador para dar as ordens sozinho.
O computador também é uma excelente babá para as crianças. Quando estão na frente dele, essas coisinhas lindas ficam tão calminhas que as mães podem fazer os afazeres domésticos despreocupadas.
Ahhh...por falar em afazeres domésticos, já existem casas com funções controladas pelo computador, como: acender as luzes, manter a temperatura da geladeira, etc. etc......